terça-feira, 25 de outubro de 2011

Prova

1)Use a crase quando for necessário.

A) Papai está se referindo àquele rapaz e não àquela moça.
B) Hoje vamos à feira à cidade e à missa está bem?
C) Não gosto de andar a pé e muito menos a cavalo.
D) A que horas você vai chegar: à uma ou às duas?
E) Você está disposto a cooperar conosco?
F) Fui à Inglaterra,à França e a Roma.
G) Voltarei à terra de meus antepassados
H) Essas jovens às quais você se refere são minhas amigas.
I) Refiro-me à você com todo respeito.
J) À custa de tantos esforços,saiu à noite e não à tarde.

2) Justifique o uso ou não de crase.

A) Eles estão fazendo uma reunião a portas fechadas.
R- Palavras no plural não se usa crase.

B) Você pretetende sair às quatro horas da tarde
R- Só usa crase diante de horas de numeral não

C) Não fui àquele cinema porque já assisti o filme.
R- Não usa crase diante de pronome demonstrativo

D) Os estudantes etão dispostos a estudar sem pausa
R- Não ocorre porque está junto com verbo

E) O presidente dirigiu-se a você na reunião ontem?
R- Pronome que não admite artigo

F) O rapaz salvou a criança por respiração boca a boca.
R- Palavras repetidas não ocorre crase

G) Com certeza estou à beira de uma crise nervosa.
R- A beira é locução femenina adverbial

H) O vendendor preferiu ir a pé.
R- Pé palavra masculina

I) Dê o doce a (à) sua tia
R- Ele é considerado facultativo

2 comentários:

  1. Ainda bem que existe internet não sabe e não estuda nós tempos de hoje pq não quer no tempo de ensino do primário até o segundo grau era só livro salve a evolução kkkk

    ResponderExcluir